Entrar

Esqueci-me da senha



você já negou ao SENHOR JESUS?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

você já negou ao SENHOR JESUS? Empty você já negou ao SENHOR JESUS?

Mensagem por Pastor Aleksand 30.03.14 13:42

Essa é umas das passagens que mais gosto nos Evangelhos, ela esta registrada nos quatro e em nenhum deles Pedro foi poupado, em todos é relatado que Pedro negou a Jesus, escolhi esta que esta em Lucas porque nela existe um detalhe que só de pensar me da um frio na espinha: "E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro". Você pode imaginar o que se passou pela cabeça daquele pescador?


Leia comigo:

Lc 22:54-62
“Então, prendendo-o, o levaram, e o puseram em casa do sumo sacerdote. E Pedro seguia-o de longe.
E, havendo-se acendido fogo no meio do pátio, estando todos sentados, assentou-se Pedro entre eles.
E como certa criada, vendo-o estar assentado ao fogo, pusesse os olhos nele, disse: Este também estava com ele.
Porém, ele negou-o, dizendo: Mulher, não o conheço.
E, um pouco depois, vendo-o outro, disse: Tu és também deles. Mas Pedro disse: Homem, não sou.
E, passada quase uma hora, um outro afirmava, dizendo: Também este verdadeiramente estava com ele, pois também é galileu.
E Pedro disse: Homem, não sei o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo.
E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes.
E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente.”

Por que foi tão terrível para Pedro a ponto de chorar amargamente?
Os outros também não o haviam abandonado?
O "problema" estava nas atitudes de Pedro antes desse evento, pois como todos sabemos Pedro era muito impulsivo e com isso era um tanto quanto precipitado no agir e no falar. podemos citar algumas passagens onde ele toma a frente de todos e responde as questões que o Senhor Jesus colocava a todos:


Lc 9:20
“E disse-lhes: E vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, disse: O Cristo de Deus.”

Mt 14:28
“E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.”

Mas, essa aqui foi a que realmente pesou naquela madrugada,foi uma declaração de amor ao Senhor,porem não passou disso, de uma declaração.


Mt 26:33-35
“Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei.
Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás.
Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja mister morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo.”

Pedro agora se encontrava no fundo do poço,pois havia dito ao Filho de Deus que daria sua vida por Ele e quando chegou a hora de por em pratica sua declaração de amor,ele amarelou.Como a própria palavra diz: "A FÉ SEM AS OBRAS É MORTA".
Passados os dias Maria foi ao sepulcro e descobriu que o mestre não estava la ,quando contou a Pedro e João isso, eles correram para verificar,porem João não entrou, mais uma vez Pedro atropelou todo mundo e só parou la dentro do sepulcro. Eu fico imaginando o desespero dele, negou o Mestre quando Ele mais precisava e agora Ele sumiu, o que fazer?

Naquela mesma tarde Jesus apareceu para seus discípulos. Provavelmente Pedro estava ali no meio deles, mas talvez não tenha tido coragem de dirigir a palavra ao seu amado Mestre ou não teve oportunidade,pois deve ter sido um grande alvoroço Ele ter aparecido ali. Esta foi a primeira vez que Ele apareceu.

Oito dias depois o Mestre aparece da mesma forma aos seus discípulos,porem, desta vez Ele fala diretamente com Tomé, e por sua vez Pedro também não encontra ocasião para falar com o Mestre. Esta é a segunda vez que Ele aparece.


Eu acredito que Pedro a esta altura estava incomodado para falar com Jesus sobre aquela fatídica noite, mas ainda não havia se dado a oportunidade para esta conversa.Passados alguns dias Pedro e alguns discípulos foram pescar e já de manhã Jesus lhes chamava da praia perguntando se haviam pescado algum peixe e diante da resposta deles, mandou que jogassem a rede novamente,foi neste momento que João reconheceu o Mestre e avisou a Pedro que não perdeu tempo e vestiu-se pulando em seguida na água. Eles estavam distante da praia uns 100 metros. Eu fico aqui imaginando que naquele momento Pedro pensou: Agora eu resolvo isso, nem que Ele me chame de traidor Ele vai ter que falar comigo.

Mas, como nós sabemos, quem esta no controle é o SENHOR, e tudo é feito segundo Sua Vontade e tudo o que planejamos não passa disso,planejamento.Mas Jesus fala daquela noite,sim, Ele fala,porem com uma sutileza tremenda: "E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes?"
Percebemos que Jesus sem falar diretamente que Pedro o tenha negado, Ele faz uma pergunta a Pedro onde Ele vai mostrar,não só para ele,mas também para todos nós quão grande peso tem nossas declarações,principalmente, em relação as coisas relacionadas a nossa vida com Cristo.

Veja agora este dialogo entre Jesus e Pedro que só esta registrado no Evangelho de João:

:

Jo 21:15-17

“E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me(agape) mais do que estes?
E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo(fileo).
Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.
Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me(agape)?
Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo(fileo).
Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me(fileo)?
Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: SENHOR, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo(fileo).
Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.”

Sabemos que o Novo Testamento originalmente foi escrito em grego e para este idioma existem três tipos de palavras que definem o amor, são elas:

agape- O amor incondicional (O amor de DEUS)
fileo- O amor fraternal
eros- O amor sensual,erótico
Jesus pergunta a Pedro se ele O ama de maneira incondicional duas vezes, mas Pedro não comete o mesmo erro de dizer que lhe daria a vida, pois ele já havia provado que não o amava a tal ponto. Pedro aqui havia dado o maior passo de sua vida, pois reconheceu que precisaria passar por um processo onde aprenderia a amar ao SENHOR a ponto de lhe entregar a vida sem questionar. Pedro amadureceu com sua experiência e se tornou um dos maiores Apóstolos de Jesus.



A PAZ DE NOSSO SENHOR JESUS!

Pastor Aleksand
Pastor Aleksand

Observador
Observador

você já negou ao SENHOR JESUS? None Reps : 1

Ir para o topo Ir para baixo

você já negou ao SENHOR JESUS? Empty Re: você já negou ao SENHOR JESUS?

Mensagem por ademar 14.07.14 15:24

Certamente.
ademar
ademar

Observador
Observador

você já negou ao SENHOR JESUS? None Reps : 0
:D

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Print
Seus favoritos não foram carregados :(
você já negou ao SENHOR JESUS? Translate_ico